sexta-feira, 18 de julho de 2014

Mesa Posta e Até Já!



Deixo a mesa posta e também um até já. Vou de férias e quero muito aproveitar os dias de descanso, com a família. Dias longos, que se querem cheios de ternura, beijos salgados e cumplicidades. Meninos felizes e muitas tardes de preguiça. Dias bons, vividos por todos. Até ao meu regresso! Dias felizes!


quarta-feira, 16 de julho de 2014

Arroz Turco


Querem saber o porquê de tudo, o nome das coisas. Estão na fase curiosa, os meus filhos. "O que leva este arroz?" - perguntaram. "Pimento verde, pimento amarelo, pimento vermelho, salpicão, ameixas secas, açafrão das índias" - respondi. "E como é que se chama?" - continuaram. "Arroz turco!" - improvisei. Assim ficou. Um nome dado para satisfazer as perguntas das crianças e um óptimo jantar para todos!

Ingredientes

1 cebola nova
1/4 de pimento vermelho
1/4 de pimento verde
1/4 de pimento amarelo
1/2 salpicão de boa qualidade
1 chávena de chá de arroz
2 chávenas de chá de água
sal, azeite, 1 colher de café rasa de açafrão das Índias
ameixas pretas secas e descaroçadas

Preparação

Picar uma cebola e levar ao lume com o azeite, refogando por uns minutos. Juntar o salpicão e os 3 pimentos cortados aos cubinhos. Refogar mais uns minutos. Adicionar depois a água, o açafrão e o sal, a gosto. Quando ferver, juntar o arroz, tapar e baixar o lume, deixando cozinhar por 13 a 15 minutos. Já fora do lume, envolver algumas ameixas pretas secas picadas. Servir de imediato.

Bom Apetite!




segunda-feira, 14 de julho de 2014

Creme de Cebola Nova e Feijão Verde



Não preciso de me explicar novamente. Aqui há sopa o ano todo, já sabem. Não consigo estar mais de um ou dois dias sem a comer. Fico com saudade do conforto que há sempre num prato de sopa, faça chuva ou faça sol... Esta, em particular, ficou deliciosa. Um creme muito essencial, muito cremoso, que fechou com chave de ouro um fim-de-semana preenchido . Um jantar de domingo que começou assim, com este creme saboroso. Faça chuva ou faça sol, já disse, enquanto sirvo mais uma colher de sopa e coloco na mesa... Sejam servidos!

Ingredientes

3 cebolas novas
1 batata 
1 cenoura pequena
1 courgette sem casca
1 punhado cheio de feijão verde
1 folha de louro
água, sal, azeite

Preparação

Partir todos os legumes em pedaços bem pequeninos. Levar a aquecer um fio de azeite numa panela, e refogar a cebola por uns minutos. Adicionar a batata e a cenoura e deixar cozinhar mais um pouco. Adicionar depois a courgette e o feijão verde. Envolver bem. Juntar água, previamente aquecida, até cobrir os legumes e a folha de louro. Deixar cozinhar por 30 minutos. Retirar a folha de louro, temperar com sal, a gosto e triturar bem com a varinha mágica.

Bom Apetite!


sexta-feira, 11 de julho de 2014

Salada de Pêssego e Physalis com Queijo Feta



Só por si, ou como acompanhamento de um prato ligeiro, esta é uma salada deliciosa. Bonita, saborosa, e com um contraste muito feliz entre doce e salgado. As saladas com fruta estão entre as minhas preferidas e esta é uma das que mais aprecio. Um hino ao Verão, ao calor e aos dias de sol!

Ingredientes

alface
2 pêssegos
1 punhado de physalis 
1 fatia grossa de queijo feta
azeite e vinagre

Preparação

Numa taça grande ou em pratos individuais, colocar folhas de alface. Por cima, dispor os pêssegos cortados às fatias, os physalis e o queijo feta esfarelado. Temperar com um fio de azeite e outro de vinagre. 

Bom Apetite!




quarta-feira, 9 de julho de 2014

Sopa de Batata Doce com Agrião


A batata doce entrou definitivamente na nossa alimentação. Os miúdos não gostam de a comer cozida, mas na sopa não reclamam. E, por isso, o destino dado a um molhinho muito fresco de agriões, foi uma bela sopa de batata doce, que permitiu uma conjugação de sabores verdadeiramente especial.

Ingredientes

2 batatas doce
2 cebolas
1 cenoura
1 courgette
1 molho de agriões
1 folha de louro
sal, azeite

Preparação

Começa-se por lavar muito bem os agriões, reservando-os em água até à altura de os colocar na sopa. Partir então os restantes legumes, cobrir com água, colocar a folha de louro e deixar cozinhar por 40 minutos (retirar a folha de louro ao fim de uns 20 minutos). Triturar com a varinha mágica e temperar com sal e um fio de azeite. Colocar os agriões e deixar cozinhar por 5 minutos. Servir de imediato.

Bom Apetite!



segunda-feira, 7 de julho de 2014

Amigas para Lanchar





A minha casa foi ponto de encontro entre três amigas que se querem bem. Juntas começámos o nosso percurso profissional. E a amizade veio logo, logo de seguida. Conto realmente com elas na minha vida. Estão lá. Sempre. E por isso, numa vinda ao Porto da amiga que agora vive em Lisboa, um lanche rápido lá em casa, mas cheio de coisas boas à mesa... Mais um brinde à amizade sã, verdadeira e duradoura!





sexta-feira, 4 de julho de 2014

Salada de Pescada com Grão de Bico



Cozinhar todos os dias é, por vezes, complicado. Na pressa dos dias, com as mil e uma solicitações da vida, nem sempre aparece a inspiração. Nem sempre o tempo é suficiente. Mesmo assim, podemos comer bem e satisfazer a família. Ter à mão meia dúzia de ingredientes, que salvam qualquer dia complicado, é fundamental. Grão de bico, lombinhos de pescada e ovos, salsa e azeite. E está pronto, mais um jantar!

Ingredientes

1 lata grande de grão de bico cozido
3 lombinhos de pescada
2 ovos
água, sal
azeite, vinagre (facultativo) e salsa picada

Preparação

Escorrer o grão de bico e reservar. Cozer os lombinhos de pescada e os ovos em água e sal por 20 minutos. Numa taça, colocar o grão de bico, a pescada desfiada e os ovos partidos às rodelas. Polvilhar com salsa picada e temperar com azeite e vinagre (se se gostar). 

Bom Apetite!




quarta-feira, 2 de julho de 2014

Sobremesa de Abacate com Mel e Nozes


É uma delícia, esta sobremesa. Viciante. Uma forma deliciosa de comer um fruto já de si rico, mas que precisa de ser estimulado em termos de sabor. A combinação do mel e do limão é a mais feliz que conheço para acompanhar o abacate. E as nozes dão-lhe aquela dose de textura crocante. Perfeito...



Ingredientes (para 2 pessoas)

2 abacates pequenos (ou 1 grande) bem maduros
2 colheres de sopa mel
sumo de meio limão
nozes a gosto

Preparação

Descascar e fatiar os abacates. Regar com o mel e o sumo de limão. Polvilhar com nozes moídas grosseiramente com as mãos. Servir de imediato.

Bom Apetite!