sexta-feira, 30 de maio de 2014

Pão de Forma


Queriam para o pequeno-almoço o "pão das torradas do café". E eu fiz (de véspera...). Um pão delicioso, com um miolo areado que fez as delícias de mais um pequeno-almoço de domingo.


Ingredientes

50 gr de açúcar 
400 gr de farinha de trigo para pão sem fermento
1 pitada de sal
30 gr de fermento fresco
15 gr de manteiga
180 ml de leite 
1 ovo
1 gema 

Preparação

Numa tigela, colocar o açúcar, a farinha e o sal. Reservar. Noutra tigela, dissolver o fermento no leite (morno) e juntar a manteiga (amolecida) e o ovo, misturando bem. Adicionar a mistura de farinha reservada à mistura do fermento e sovar bem até obter uma massa homogénea. (pode ser necessário polvilhar um pouco de farinha para soltar a massa das mãos). Deixar descansar a massa por 30 minutos. Moldar a massa dando a forma do pão. Polvilhar com farinha de trigo e transferir a massa para uma forma de bolo inglês forrada com papel vegetal nas laterais deixando 10 cm de papel fora da forma. Deixar crescer até dobrar de tamanho (cerca de 1 a 2 horas). Levar o pão ao forno médio pré-aquecido a 180º C por cerca de 30 a 40 minutos ou até cozer bem. Retirar do forno e desenformar. Servir fresco ou em torradas com muita manteiga ;)

Bom Apetite!

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Chegaram!




Passo o ano à espera delas. Não das primeiras, pequenas e pouco firmes na cor e no sabor. Espero pelas carnudas, bem vermelhas, doces. Chegaram agora. E isso foi motivo para celebrar. Uma mesa com as cores delas e com motivos bem portugueses. Elas, rainhas, enfeitaram a mesa. Chegaram as cerejas, e eu estou feliz!


segunda-feira, 26 de maio de 2014

Mais uma.



Com filhos pequenos é no que dá... Mais uma pizza, num sábado à noite, com o clássico jogo de futebol na televisão. Cenário perfeito para um universo de rapazes ;). Para eles, queijo e molho de tomate. Para mim, também kiwi. Adoro pizza com fruta e esta, tão simples, ficou particularmente saborosa... 

Ingredientes


Massa de Pizza (Quantidade para 1 pizza familiar - 4 pessoas - ou 4 pizzas pequenas)

350 gr de farinha tipo 55
4,7 gr de fermento de padeiro em pó
1/2 colher de sopa de açúcar
200 ml de água
25 ml de leite magro
30 ml de azeite
3/4 de colher de sopa de sal

Recheio

8 colheres de sopa de molho de tomate
2 bolas de queijo mozzarella fresco
queijo mozzarella ralado
1 kiwi, descascado e cortado em fatias finas

Preparação

Massa de Pizza: Começar por dissolver o fermento na água (tépida) e misturar o açúcar. Na taça da batedeira, com o gancho de pão, colocar a farinha e a água misturada com o fermento e o açúcar. Ligar a batedeira em velocidade reduzida e deixar misturar os ingredientes. Bater por 2 minutos. Juntar então o azeite, o leite e o sal. Bater por mais uns minutos até que todos os ingredientes estejam bem integrados e a massa pareça elástica. Retirar a massa para uma superfície enfarinhada e amassar mais um pouco com as mãos. Formar uma bola, tapar com um pano de cozinha e deixar repousar por 1 hora. Ao fim desse tempo, dividir a massa em várias porções (mais ou menos consoante o tamanho das pizzas pretendidas), formar de novo pequenas bolas de massa e deixar levedar por mais 30 minutos em lugar seco e sem correntes de ar. Pré-aquecer o forno a 275ºC, com o tabuleiro dentro do forno.

Recheio: Preparar o molho de tomate. Barrar a(s) pizza(s) com o molho de tomate, dispor as fatias de mozzarella fresca e polvilhar generosamente com queijo mozzarella ralado. 

Retirar o tabuleiro do forno e colocar a pizza. Levar a(s) pizza(s) ao forno por 5 a 10 minutos, ou até que fique(m) bem tostada(s). Retirar do forno e servir umas fatias assim simples e outras com umas fatias de kiwi.

Bom Apetite!

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Nos compadres





Ser convidado também é bom ;) Mesmo para quem gosta de receber, como eu. Sabe bem um dia de folga e o carinho de ser recebido. Essa coisa da reciprocidade não tem de ser "olho por olho ou dente por dente", mas realmente sabe bem de vez em quando esse cuidado. Os meus compadres, padrinhos do Diogo, convidaram-nos para jantar. E não foi um jantar qualquer! O meu compadre esteve na cozinha e impressionou com os seus dotes culinários. Vim de lá satisfeita e com as receitas na mão, para um dia experimentar. Beringelas grelhadas com queijo feta, vinagre balsâmico e hortelã, caril de tamboril e gambas, crumble de frutos vermelhos com gelado. Um desfile de coisas boas... Obrigada, amigos!





quarta-feira, 21 de maio de 2014

Para dias quentes


Dois acompanhamentos para dias quentes. Ervilhas de quebrar salteadas com azeite e alho, e uma salada de rúcula, maçã e queijo da Ilha. Ficam incrivelmente saborosas juntas e acompanham bem quase tudo. Sobretudo, acompanham bem dias quentes e preguiçosos...


Salada de Rúcula com Maçã e Queijo da Ilha

Ingredientes

Folhas de Rúcula
1 maçã vermelha
Queijo da Ilha
Azeite
Vinagre de Vinho Branco

Preparação

Lavar bem as folhas de rúcula. Fatiar muito finamente a maçã, com a casca. Numa saladeira, colocar a rúcula, a maçã, o queijo da Ilha aos quadradinhos e temperar com azeite e vinagre de vinho branco.



Ervilhas de Quebrar com Azeite e Alho

Ingredientes

Ervilhas de quebrar
azeite
1 dente de alho
sal
1 gole de água

Preparação

Lavar e arranjar as ervilhas, retirando-lhes o fio lateral. Num tachinho, aquecer o azeite com um dente de alho picado. Assim que estiver quente, colocar as ervilhas e envolver bem. Temperar com sal e colocar um golinho de água, só para não queimar. Colocar a tampa do tacho, baixar a temperatura e deixar cozinhar por 25 minutos, mexendo de vez em quando.

Bom Apetite!

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Páscoa fora de sítio ;)





Uma espécie de Páscoa fora de sítio ;) Mesa bem posta, comida de forno, meninos com direito a coelho de chocolate. A família reunida em torno da mesa e a certeza de horas bem passadas. A ementa desse almoço foi simples mas convidativa: presunto, queijo, pão e azeitonas, lombinho de porco com crosta de alheira, batatinhas no forno, morangos, geleia e biscoitos de Valongo. 





sexta-feira, 16 de maio de 2014

Noodles de Frango com Gengibre e Cogumelos


Não sei se serão influências orientais, se é do calor bom que finalmente se tem vindo a sentir. O que é certo é que me tem apetecido comer muitos vegetais em misturas mais ou menos ortodoxas. O prato de hoje tem claramente a influência oriental, dada pelos rebentos de soja e pelo molho de soja, apesar de não ser especialmente inovador na mistura de ingredientes. Foi um almoço bom, comido com pauzinhos que vieram de Roma ;)

Ingredientes

3 peitos de frango do campo
1 cebola
250 gr de cogumelos de Paris
1 chávena de chá de ervilhas
250 gr de rebentos de soja
125 de noodles de arroz com ovo
azeite, sal, alho picado, noz-moscada, molho de soja
3 colheres de chá de raíz de gengibre seco em pó
salsa picada
castanha de cajú

Preparação

Cortar os peitos de frango em tiras grossas e deixar marinar num pouco de molho de soja por uma 1 hora. Numa frigideira, saltear os cogumelos em azeite, com um pouco de alho picado e sal, por 10 minutos. Reservar. Num tacho fundo, colocar uma cebola cortada às meias luas e deixar refogar com um pouco de azeite. Colocar o frango com o molho de soja e deixar cozinhar por uns 5 minutos. Colocar depois as ervilhas e envolver. Temperar com noz-moscada, um pouco de sal (se necessário, já que o molho de soja é salgado) e o gengibre moído. Tapar e deixar cozinhar por mais 10 minutos.Adicionar depois os rebentos de soja, a salsa picada (a gosto) e deixar cozinhar por mais 5 minutos. Entretanto, preparar os noodles, colocando-os em água a ferver. Desligar o lume e esperar 4 minutos, mexendo ocasionalmente com um garfo de madeira para separar bem os fios de massa. Escorrer bem e reservar. Numa frigideira anti-aderente, sem qualquer gordura, saltear uma mão cheia de castanha de cajú. Juntar ao frango os cogumelos, os noodles e o cajú, envolvendo bem. Se necessário, adicionar mais um pouco de molho de soja, deixando ferver uns breves minutos antes de servir. 

Bom Apetite!

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Bucatini com Pinhões e Manjericão



O tal vinho tinto esperava esta massa para acompanhar. Ingredientes simples, saborosos e muito essenciais. Um bom prato de massa para qualquer ocasião, que realça todos os aromas dos dias bons. Basta juntar tomate, manjericão e pinhões tostados... 

Ingredientes 

250 gr de bucatini (usei da marca garofalo)
1 cebola pequena
azeite
sal e pimenta
200 gr de tomate frito
folhas de manjericão fresco
1 mão cheia de pinhões 

Preparação

Numa frigideira, saltear em lume brando a cebola picada com um pouco de azeite. Deixar que a cebola cozinhe inteiramente, sem no entanto queimar. Juntar o tomate frito e temperar com um pouco de sal e pimenta. Adicionar umas 6 folhinhas de manjericão picadas e deixar apurar o molho por uns minutos mais. Desligar o lume. Numa frigideira anti-aderente, e sem qualquer gordura, tostar ligeiramente os pinhões. Reservar, também. Entretanto, cozer a massa em água a ferver com um pouco de sal, seguindo as indicações da embalagem e de forma a ficar al dente. Escorrer a massa, guardando um pouco da água da cozedura. Voltar a colocar a massa no tacho onde cozeu, adicionar o molho de tomate e envolver energicamente. Servir de imediato, polvilhada com os pinhões tostados e mais folhinhas de manjericão.

Bom Apetite!




segunda-feira, 12 de maio de 2014

Salada de Batata Doce e Cogumelos



Foi mais uma das combinações felizes. Uns cogumelos perdidos no frigorífico e uma vontade louca de comer batata doce. Ficou uma salada leve, apetitosa, que fez começar um dos jantares do fim-de-semana. Da sala, vinham acordes da música que nos tem acompanhado por estes dias. Na mesa, repousava já um bom vinho tinto. Lá fora, sentia-se a presença dos dias mais longos. Tomei consciência da felicidade de todas essas pequenas coisas e saboreei mais um pouco da vida...

Ingredientes

6 cogumelos de Paris
1 batata doce
azeite
sal
1 punhado de salsa

Preparação

Lavar bem, descascar e levar a cozer a batata doce num pouco de água temperada de sal, por uns 15 minutos.Escoar e reservar. Numa frigideira, saltear os cogumelos num fio de azeite por uns 10 minutos. Partir a batata em pedaços e juntar aos cogumelos. Envolver bem, deixando saltear por mais uns 2 minutos. Polvilhar com muita salsa picada e ser feliz ;)

Bom Apetite!




sexta-feira, 9 de maio de 2014

Coxinhas de Frango com Alecrim e Limão


Mais um assado. Os sábados ao almoço pedem comidas saborosas e saciantes. Há que alimentar dois futebolistas que chegam do treino esfomeados. Tudo lhes sabe bem, nesses dias. Até já aproveitei essas ocasiões para tentar que comessem algumas das coisas que gostam menos. Truques ;) Neste sábado não houve segundas intenções. Umas coxinhas de frango do campo assavam no forno, temperadas com alecrim e limão. O cheirinho era delicioso e, enquanto tomavam banho, repetiam vezes sem conta que cheirava muito bem e que tinham muita fome. Acompanhada de batatinhas e cenouras assadas no forno, foi uma refeição muito saborosa e reconfortante. Pão a acompanhar é obrigatório: fica aquele molhinho delicioso...

Ingredientes

6 coxinhas de frango do campo
1 peito de frango (um dos meus filhos não é particularmente fã de pernas de frango)
sal grosso, 2 dentes de alho, massa de pimentão, vinho branco, azeite, alecrim, rodelas finas de um limão, 3 folha de louro

batatinhas novas
2 cenouras

Preparação

Limpar as coxinhas de frango, deixando um pouco da pele para poder tostar no forno. Colocá-las numa assadeira, assim como o peito de frango, e temperar com um pouco de sal grosso.  Colocar os restantes ingredientes e deixar tomar gosto por 30 minutos a 1 hora. Entretanto, lavar e descascar as batatinhas e as cenouras e partir em pedaços pequenos. Levar a cozer num pouco de água por uns 5 minutos e reservar. Dispor ao redor do frango e temperar as batatas com um pouco de sal, um pouco de vinho branco e de azeite. Levar ao forno pré-aquecido, no 180ºC, por cerca de 1 hora e 15 minutos, virando o frango a meio da cozedura para que toste bem dos dois lados. Servir com ervilhas de quebrar estufadas num pouco de azeite e alho. 

Bom Apetite!




quarta-feira, 7 de maio de 2014

Lanche para amigos





Um lanche com amigos numa tarde de domingo e uma mesa para recebê-los. Sumo de laranja, chá e café, pão fresco, bolo de tangerina, biscoitos da Paupério, queijo, fiambre, compotas caseiras de marmelo e de kiwi. Um lanche simpático para estar à mesa com amigos. Que bom que foi!




segunda-feira, 5 de maio de 2014

Mesa para um Jantar de Massa



Foi a mesa para o tal penne com beterraba e nozes. Uma mesa de todos os dias, com os apetrechos para cada um poder compor o seu prato. Para uns mais queijo, para outros mais nozes, uns com e outros sem coentros a acompanhar. Democracia à mesa ;)


sexta-feira, 2 de maio de 2014

Penne com Tomate, Nozes e Beterraba


Pratos de massa são verdadeiros aliados. Conseguimos fazer a família feliz num ápice, quando na base juntamos massa, molho de tomate e queijo. A partir daí, as variações são (quase) sempre possíveis. Esta é deliciosa, apesar de parecer estranha. A combinação da beterraba avinagrada, das nozes e dos coentros só beneficiaram o resultado final. Foi, uma vez mais, um final feliz!...


Ingredientes

1/2 embalagem de massa penne (Garofallo)
molho de tomate caseiro
queijo pecorino ralado na hora

nozes acabadas de partir

coentros picados
1 beterraba
azeite e vinagre

Preparação

Descascar a beterraba e ralar. Temperar com azeite e vinagre e reservar. Cozer a massa, em água e sal, respeitando as instruções da embalagem. Escorrer e reservar um pouco da água da cozedura. Numa frigideira, aquecer o molho de tomate previamente preparado. Adicionar então a massa cozida e, se necessário, um pouco da água da cozedura. Já fora do lume, servir a massa em pratos bonitos, colocar a beterraba ralada, raspas de um bom queijo pecorino e nozes acabadas de partir. Finaliza com coentros picados e nada mais.

Bom Apetite!