sexta-feira, 29 de março de 2013

Uma Páscoa Feliz




Para desejar uma Páscoa doce e feliz, imagens soltas de coisas que me têm preenchido os dias. Dias de casa, feitos de um recolhimento maior por causa da chuva persistente que não nos abandona. Mesas, livros, revistas e outros pequenos prazeres. Presentes, família e amigos. Chás demorados. Pequenos nadas que significam tanto. Que estes dias sejam, também para vós, dias felizes, feitos de pequenas coisas. Estas ou outras. As que vos fizerem bem.


 

quinta-feira, 28 de março de 2013

Creme de Couve Lombarda com Bacon



Mais uma sopa deliciosa. Um início sempre acolhedor, o que se consegue com uma sopa. Esta, muito saborosa, com o estaladiço do bacon a conferir mais. A fazer desta sopa uma das que não se esquece. E a obrigar um registo. Aqui.

Ingredientes

1 batata média
1 cebola grande
1 couve lombarda, a que se retiram as folhas mais escuras, guardando-as para outra utilização
1 alho francês pequeno
1/2 cenoura
2 courgettes
caldo de legumes
sal
azeite

um pedaço de bacon partido em fatias finas

Preparação

Cortar os legumes em pedaços muito pequenos. Numa panela, deitar os vegetais, cobrir com o caldo de legumes necessário a cobrir todos os legumes e, depois de ferver, cozer em lume brando por 40 minutos. Passar na varinha mágica e rectificar o sal. Numa frigideira anti-aderente, levar o bacon a tostar bem, mexendo frequentemente. Servir a sopa bem quente, com o bacon tostado e um fio de azeite.



quarta-feira, 27 de março de 2013

Massa com Couve Galega, Chouriço e Grão



Está ainda muito frio. Os dias de Março têm sido chuvosos e de Inverno. Quero pensar em sol e calor, em mesas coloridas e pratos leves, mas na hora de preparar o jantar vão apetecendo pratos quentes, que confortem. Foi assim com esta massa. Os ingredientes foram surgindo maquinalmente, comandados pelo som da chuva que batia forte nas janelas. Ia ser apenas uma massa. Mas juntou-se grão, chouriço, couve galega e o jantar foi assim. Apaziguador. E lá fora até pôde continuar a chover....

Ingredientes

1 cebola
1 dente de alho
1 folha de louro
1 cenoura
1 gole de vinho branco
4 colheres de sopa de polpa de tomate
1 colher de café de massa de pimentão
1/2 couve galega
1/4 de um bom chouriço de carne
250 gr de penne
2 chávenas de chá mal cheias de grão de bico cozido
azeite, sal
água


Preparação

Num tacho largo e baixo, refogar a cebola e o dente de alho picados num pouco de azeite. Quando a cebola ficar translúcida, adicionar o chouriço às rodelas, a couve cegada grosseiramente e a cenoura partida em meias luas. Ao fim de uns minutos, juntar a polpa de tomate e a massa de pimentão. Mexer bem. Juntar então o vinho branco e deixar evaporar. Colocar um pouco de sal, adicionar um gole de água e deixar cozinhar os legumes por 10 minutos. Ao fim deste tempo, juntar água suficiente para cozer a massa (cerca de 3 vezes do seu volume), o grão de bico e deixar cozinhar de acordo com as indicações da embalagem da massa. Rectificar os temperos e servir de imediato.

Bom Apetite!





terça-feira, 26 de março de 2013

Chocolates de Fruta



Sobrou chocolate desta utilização. E, em vez de estragar, houve que aproveitar! Alperces secos foram fatiados finamente e mergulhados, até metade, no chocolate negro derretido que sobrara. Acabados os alperces, fatiaram-se umas ameixas secas, que tiveram igual destino. Resultado? Uns chocolates de fruta deliciosos, para acompanhar uma chávena de café.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Crumble de Maçã com Aveia e Avelãs


Um crumble delicioso. Com texturas variadas, conferidas pelo crocante dos frutos secos e da aveia. O interior era aromático, com uma mistura feliz de maçãs, canela e vinho do Porto. Uma sobremesa que agradou, tendo por companhia a gulodice de uma bola de gelado de baunilha.

Ingredientes

7 maçãs
canela em pó
3 colheres de sopa de vinho do Porto
2 colheres de café de canela
3 colheres de chá de açúcar
50 gr de manteiga  à temperatura ambiente
70 gr de flocos de aveia
40 gr de avelãs moídas
70 gr de farinha de trigo
60gr de açúcar amarelo

Preparação:

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Descascar as maçãs, cortando-as em fatias finas. Colocar as fatias de maçã numa tigela e misturar o açúcar, a canela e o vinho do Porto. Noutra tigela misturar a farinha com o açúcar, a aveia e as avelãs moídas. Juntar a manteiga aos cubos e trabalhar a massa até parecer areia grossa. Numa travessa que possa ir ao forno, colocar as fatias de maçã e por cima deitar a massa. Pressionar a massa de modo a tapar a fruta na sua totalidade. Levar ao forno durante 40 minutos. Servir quente ou  morno, com ou sem uma bola de gelado de baunilha a acompanhar.

Bom Apetite!


sexta-feira, 22 de março de 2013

Sopa de Feijoca com Nabos de Rama


Umas feijocas ricas que vieram no meu último cabaz da Prove ditaram a sopa desse dia. Sopa de feijoca com nabos de rama também biológicos. Uma sopa saborosa, ainda muito de Inverno, e por isso apropriada a um almoço de um dia frio...

Ingredientes

Para a base:
1 cebola
2 courgettes
1 batata
1 nabo
1/2 alho francês
1 chávena de feijocas cozidas
água de cozer as feijocas e caldo de legumes
sal

Para depois:
1 cenoura
1 chávena de feijocas cozidas
1 molho de nabiças (rama de nabos)
azeite

Preparação

Começar por partir finamente os legumes que compõem a base e colocar numa panela. Tapar com a água de cozer a feijoca, completando com mais água ou caldo de legumes, de forma a que os vegetais fiquem cobertos.  Deixar cozinhar por 40 minutos. Entretanto, cortar em pedaços pequenos a cenoura, lavar bem as nabiças e reservar. Triturar bem a base da sopa com a varinha mágica e rectificar o sal. Levar novamente ao lume, juntando a cenoura e deixar cozer por 5 minutos. Ao fim desse tempo, adicionar as nabiças e as restantes feijocas, deixando cozinhar por mais 15 minutos. Adicionar um fio de azeite e está pronta a servir!



quinta-feira, 21 de março de 2013

Petiscos Iniciais



Antes de uma sopa quente, uns petiscos saborosos. Blinis com salmão e queijo-creme e umas tostas de queijo de cabra com um delicioso chutney de manga. Duas combinações felizes para um início leve e aromático. Aprovados!...


Tostas de Queijo de Cabra com Chutney de Manga

Ingredientes

Tostas
Queijo de Cabra
Chutney de Manga

Preparação

Barrar as tostas com o queijo e, por cima, colocar um pouco de chutney de manga.



Blinis com Salmão e Queijo-Creme

Ingredientes (12 blinis)

12 Blinis de compra ou feitos a partir de uma receita de panquecas salgadas
100 gr de salmão fumado
queijo-creme
cebolinho

Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC e levar os blinis a aquecer por 5 minutos. Barrá-los com queijo-creme, a gosto, e colocar por cima um pouco de salmão fumado. Polvilhar com cebolinho fresco.


Bom Apetite!

quarta-feira, 20 de março de 2013

Mesa para a Madrinha




Como mote deste almoço para a Madrinha, "ouro sobre azul". E por isso uma toalha quase dourada, da Zara Home, toalha de centro bordada pela minha mãe, dois gatos azuis que eram da minha avó, taça branca e marcadores da Bordallo Pinheiro. Pratos brancos da SPAL e de vidro da Lethes Home, guardanapos da Zara Home, copos de vinho da Leonardo e de água da Marinha Grande. Faqueiro da Topázio, pratinhos de pão da Geneviève Lethu. Lá fora, umas horas de uma luz linda fizeram tréguas a um fim-de-semana que foi de chuva. E por isso uma mesa fotograda à luz do sol....




terça-feira, 19 de março de 2013

Para a Madrinha


Gosto muito, muito dos meus padrinhos. A minha Madrinha era a melhor amiga de infância da minha mãe e, enquanto miúdas, prometeram uma à outra que a primeira que tivesse um filho teria a amiga como madrinha. Nasci eu. E formou-se o laço. E se temos a família de sangue como base, não é menos verdade que estes outros laços não possam ser assim especiais. Podemos não estar juntas tantas vezes quanto desejamos, mas tenho a certeza que a minha Madrinha gosta tanto de mim quanto eu dela. Temos um orgulho recíproco. Uma admiração mútua que eu sei que é genuína. E por isso este almoço. Na Casa Branca, a obra que o filho dos meus Padrinhos ajudou a edificar. Muito simbolismo em torno deste almoço. E uma ementa a pensar neles. Coisas de que gostam. Mimos servidos à mesa a quem queremos bem...


segunda-feira, 18 de março de 2013

O Risco Vermelho


O rasto das palavras é imenso. Intenso. Porque as palavras conseguem ser imagens, registos, cores e sentidos. Todas juntas, num livro, fazem-nos voar, rir e chorar. Pois foi isso que fez a Mar. Juntou muitas palavras num livro que é ritmado e urgente. Lúcido. Que se lê de um fôlego. Como se não pudéssemos esperar até à próxima página. Chama-se "O Risco Vermelho" e foi agora publicado.  



Diz, no início, que há mulheres irreversíveis. Numa outra circunstância, que não a do livro, ficcional, a Mar é irreversível na minha vida. A ela, muitas felicidades. Que as suas palavras cheguem a muitas pessoas. Que sejam livres como o é a mulher que calça os sapatos vertiginosos. Que caminhem.



PS. E obrigada à Pipinha, pelo bolo maravilhoso. Mais o sortido húngaro que fez as delícias da pequenada. Agora a Pipinha (e não só ;)) ) tem (têm) um rosto. E uma barriga ;). Todas juntas por causa de uma Mar agregadora.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Pizza de Beringela com Presunto e Queijo de Cabra


Não têm sido muito frequentes as pizzas lá por casa, ao contrário do que deseja sempre o meu filho R. Mas um dia destes fiz-lhe a vontade (a dele sem beringela) e acabámos todos satisfeitos. Uma pizza diferente e deliciosa!

Ingredientes

½ desta receita de massa de pizza
½ desta receita de molho de tomate
1/2 beringela grande
1/2 queijo de cabra
azeitonas pretas
queijo mozzarella ralado, a gosto
sal
azeite

uma mão cheia de tomatinhos cherry
6 fatias de presunto
azeite

Preparação

Fatiar finamente a beringela. Polvilhar com sal e reservar. Ao fim de 30 minutos retirar o excesso de sal e enxaguar.  Pincelar cada fatia com um pouco de azeite e grelhar em lume médio cerca de 2 minutos de cada lado. Estender a massa de pizza e forrar com ela um tabuleiro de forno. Barrar a massa com o molho de tomate e dispor a beringela grelhada, o queijo de cabra esfarelado, as azeitonas e o queijo mozzarella ralado, a gosto. Levar ao forno pré-aquecido, nos 200ºC, por 12 a 15 minutos. Depois de retirar do forno, colocar as fatias de presunto bem finas, os tomatinhos cherry partidos ao meio e um fio de azeite. Servir de imediato.

Bom Apetite!

quinta-feira, 14 de março de 2013

Risotto de Abóbora com Favas e Espinafres



Um risotto delicioso, inspirado neste, da minha querida Mar. As primeiras favas da estação, tenras e delicadas, anteciparam o sabor da Primavera, amaciando a abóbora que dita os sabores do Inverno. O Vinho tinto fez a diferença neste risotto especial. Foi prato principal um dia destes. Um dia que ficou melhor, por um prato e um vinho que se colocou na mesa. A importância que podem ter as pequenas alegrias quotidianas...

Ingredientes (para 2 pessoas)

1 copo pequeno de arroz para risotto (arbório ou carnaróli)
1 chávena de chá de favas já descascadas

1 pedaço de abóbora-manteiga
1 molho pequeno de espinafres
1 dente de alho
margarina (2 colheres de sobremesa)
azeite
flor de sal
caldo de legumes (1/2 litro)
1/2 copo de vinho tinto

sal, pimenta
queijo parmesão

Preparação

Num tacho largo, colocar o alho picado, um fio de azeite e uma colher de sobremesa de margarina. Quando aquecer juntar a abóbora partida em pedaços pequenos e as favas  e deixar cozinhar em lume brando por uns  minutos. Adicionar o arroz e mexer bem, até que este mude de cor (cerca de 2 minutos). Deitar o vinho tinto e deixar que evapore. Juntar, a pouco e pouco, o caldo de legumes, que deve estar quente, mexendo sempre o arroz até que este absorva o líquido. Repetir a operação até que o caldo acabe. Mais ou menos a meio deste processo, juntar os espinafres. No fim de todo o caldo adicionado, o arroz deve estar cozido (mais ou menos 20 a 25 minutos). Depois de pronto, e já fora do lume, temperar com  sal e juntar queijo parmesão ralado, a gosto. Adicionar mais uma colher de sobremesa de margarina e envolver bem. Deixar tapado por uns minutos antes de servir, polvilhado com pimenta preta.


Bom Apetite!



quarta-feira, 13 de março de 2013

Doce de Toranja



Antes que o Inverno acabe, um doce da estação. Um dos mais apreciados cá em casa, apesar do amargo dos doces cítricos como a laranja e a toranja não ser, de forma alguma, consensual. Este é encorpado, forte, amargo e doce ao mesmo tempo. Uma tentação que acompanha queijos, pão, bolo de iogurte e permite tantas outras variações. A meu ver, delicioso...

Ingredientes

1 Kg de toranjas
3 litros de água
cerca de 5 chávenas de chá de açúcar

Preparação

Lavar as toranjas e cortá-las em fatias muito finas. Guardar as sementes, colocando-as no saquinho de musselina. Colocar a fruta, as sementes e a água num recipiente não metálico e deixar repousar por uma noite. No dia seguinte, deixar levantar fervura e cozinhar, em lume forte, por 45 minutos a 1 hora ou até a fruta estar tenra. Retirar o saquinho de musselina e deixar arrefecer. Calcular 1 chávena de chá de açúcar para cada chávena de polpa (mais ou menos 5 chávenas). Deitar de novo a polpa no tacho, adicionar o açúcar e mexer até que este se dissolva. Ferver em lume forte durante cerca de 45 minutos ou até o doce estar no ponto. Deixar arrefecr cerca de 10 minutos antes de guardar em frascos previamente esterilizados em água a ferver. Vedar depois de frio.

Bom Apetite!



terça-feira, 12 de março de 2013

A Tempo de Um Chá





"Amanhã vou ao Porto", disse-me ao telefone. "Então vens cá de tarde, tomar um chá", respondi de imediato. É sempre urgente vê-la, aproveitar mais um pouco da amizade que nos une. E assim, esta mesa. Mesmo a tempo do chá, disse-lhe. Sortido Húngaro, feito por mim para a minha Mar. E regueifa, pãezinhos acabados de cozer, bolo inglês, queijos, fiambre, marmelada e doces caseiros