terça-feira, 15 de outubro de 2013

Doce de Figo com Baunilha



Mais um doce do tempo quente. Uma das minhas frutas preferidas cristalizada para depois. Os figos do Verão numa compota que fica bem com tudo: queijo e requeijão, pão e tostas, bolo de iogurte e bolo de coco, fruta e até carne assada. A doçura dos figos é tão rica...

Ingredientes

2 Kg de figos (brancos) maduros
1 Kg de açúcar
2 cascas de limão
1 vagem de baunilha

Preparação

Lavar e retirar o pé aos figos. Cortá-los em quartos. Colocá-los num tacho largo, com o açúcar, as cascas de limão e as sementes de uma vagem de baunilha. Levar então ao lume, mexendo ocasionalmente até levantar fervura. Reduzir depois a temperatura e deixar cozinhar suavemente até que o doce tenha atingido a consistência desejada (colocar um pouco do doce num prato raso: com uma colher traçar um sulco; se esse sulco se mantiver, ou seja, se ficar uma "estrada" no doce, está obtido o ponto), o que deve acontecer em cerca de 30. Retirar as cascas de limão e passar grosseiramente com a varinha mágica. Colocar o doce, ainda quente, em frasquinhos previamente esterilizados. 

Bom Apetite!


3 comentários:

Anónimo disse...

Hola Babette!
¿Qué una sugerencia maravillosas comparte con nosotros, y que bellas procelanas!
Aquí en España no hay nada tan hermoso!
Muchas gracias

Babette disse...

Loiça a condizer com um dos meus frutos preferidos!
Babette

Mar disse...

Isto é que é querer agarrar o Verão, Babette:) Figos com baunilha: uma combinação bem do tempo doce. A guardar para os meses todos em que o sol nos falta.

Um beijo.

Mar