segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Doce de Tomate Cereja com Canela



No mesmo dia em que cristalizei numa compota as últimas ameixas Rainha Cláudia, fiz também um doce de tomates cereja. Tão bom que ficou! Encorpado, saboroso e com uma cor muito apetitosa. Tem sido a companhia perfeita das lascas de Quejio da Ilha que têm finalizado os nossos jantares de fim-de-semana...

Ingredientes

1,6 Kg de tomates cereja bem maduros
800 gr de açúcar
2 paus de canela
canela em pó

Preparação

Lavar bem os tomates cereja, retirar-lhes o pé e cortá-los ao meio. Colocar num tacho, juntamente com o açúcar e envolver bem. Deixar macerar por 1 hora. Juntar os paus de canela e levar então ao lume, mexendo ocasionalmente até levantar fervura. Reduzir depois a temperatura e deixar cozinhar suavemente até que o doce tenha atingido a consistência desejada (colocar um pouco do doce num prato raso: com uma colher traçar um sulco; se esse sulco se mantiver, ou seja, se ficar uma "estrada" no doce, está obtido o ponto), o que deve acontecer em cerca de 30 a 40 minutos. Retirar do lume e juntar canela em pó, a gosto. Levar a ferver por mais 2 minutos e apagar o lume. Colocar o doce, ainda quente, em frasquinhos previamente esterilizados. 

Bom Apetite!


6 comentários:

Mar disse...

Nem de propósito, abri o frasquinho ontem à noite:) Com bolo de cenoura e café inofensivo, enquanto víamos a vitória "indie" aí no Porto:)
Delicioso! E uma textura ligeira. Ainda bem que houve essa abundância:)

Um beijo.

Mar

Anónimo disse...

impecável!

Su Delícia disse...

Que maravilha!!
Beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/

Vera Ferraz disse...

Os meus pais colheram imensos tomates cereja mas não tive coragem de fazer doce. Ainda tenho uns, que vou gastar hoje numa fritatta mas a maioria foi comida a "bicar" pelo meu filho. Enviei-lhe imensas vezes uma caixinha com tomate cereja e bagos de uva para o lanche na escola. Ele adora :)
O teu doce deve ser muito bom. Seria o destino perfeito se o meu rapaz não gostasse tanto :)
Um beijinho e boa semana!

Babette disse...

Mar,
Que bom que houve o conforto de um doce de tomate no domingo à noite. E mais ainda que tenhas gostado ;)

Susana,
Obrigada

Vera,
Um dos meus filhos é muito tomateiro mas só gosta dos grandes, como ele diz. Chama aos tomates cereja "tomates de brincar". Vê lá tu o pirralho! Se o teu rapaz um dia deixar experimenta o doce. Ele também vai gostar ;)

Babette

Unknown disse...

Olá, obrigada pela receita - não se encontram muitas deste doce!

Fiz (alterei uma ou outra coisita) e ficou uma autêntica delícia. Muito obrigada!

http://dietatipogenetico.blogspot.pt/2013/12/doce-de-tomate-cereja.html