quarta-feira, 22 de maio de 2013

Espargos Grelhados com Vinagre Balsâmico




Mais um sinal da Primavera, ainda que por este lado as temperaturas andem tímidas: espargos da época, cheios de sabor. Estes foram prato principal, logo a seguir a um creme de legumes. Um jantar leve, acompanhado por umas fatias de presunto e de queijo de cabra, um ovo escalfado e um pedaço de pão de cereais, feito em casa. Um jantar delicioso em torno de coisas simples...

Ingredientes

1 molho de espargos
sal
azeite
vinagre de vinho balsâmico ou branco

Preparação

Cortar os espargos com a mão, no fundo do talo, eliminando-se a parte branca. Numa frigideira sem  qualquer gordura e previamente aquecida, colocam-se os espargos. Quando estiverem ligeiramente tostados (mais ou menos 8 minutos), rega-se com um fio de azeite e de vinagre e tempera-se com sal.

Bom Apetite!


10 comentários:

Joana (Palavras que enchem a barriga) disse...

Eu adoro espargos de todas as formas e feitios, mas confesso que os espargos grelhados são a minha perdição! :D

Beijinhos e tem um óptimo dia! :D

That Cake Sweet disse...

Olá,

adoro espargos, e estes com aquele queijo curado a olhar para mim mais vontade me deu de comer.

Adorei esta sugestão para mim está maravilhosa.

Beijinhos

Anónimo disse...

Interessante o teu artigo de hoje ser acerca de espargos.
Por aqui a febre dos espargos também já começou e qualquer restaurante que se preze tem uma ementa sazonal dedicada exclusivamente a pratos com este vegetal.
Por sua vez nos supermercados não faltam espaços onde estes são evidenciados, e nos maiores existem mesmo máquinas onde os mesmos são lavados e arranjados na altura.

Os alemães idolatram espargos. Para teres uma melhor ideia disso mesmo relato-te a seguinte situação. Na segunda-feira foi feriado por aqui, e convidamos uns alemães para o almoço. Como agradecimento um dos convidados trouxe um molhe de espargos brancos frescos envolto numa linda fita azul para nos presentear.

Agora só preciso mesmo de os usar numa refeição pois o molho holandês que é típico a acompanha-los já tenho ;-)

Beijinhos

Luisa Alexandra disse...

Adoro espargos, que deliciosa sugestão!

Anónimo disse...

Bom dia Babette,

Começo por dizer que me interessou a sugestão.

Coisas simples e tão boas!

Vou experimentar já este sábado, ainda por cima o meu marido adora espargos.

Sem ser alemão.

Achei muito interessante o comentário do "Turista Ocasional".

A bloguesfera também serve para aprender!

Sem dúvida que a cozinha é um MUNDO, através de um ingrediente, de uma receita, aprendemos algo mais!

Obrigada Babette e Turista Ocasional, pela partilha da sugestão para aproveitar a Vida através de coisas simples e pelos ensinamentos.

Sandra Martins

Bombom disse...

Olá Babette, que receita tão apetitosa! Eu gosto muito de espargos, mas infelizmente o sr. cá de casa não aprecia nada. Até agora tenho-lhe feito a vontade, mas estou a achar que é um grande disparate. Por isso, na próxima ida às compras estou decidida a presentear-me com uma porção deles só para mim e para ele, alguma outra coisa se há-de arranjar. Até porque os espargos são um dos mais ricos anti-oxidantes que podemos comer. Têm um grande poder anti-cancerígeno, sabias?
Obrigada pela receita e beijinhos da Bombom

Babette disse...

Joana:
Os espargos grelhados para mim têm sido novidade. Foi a minha querida Mar que me ensinou a fazê-los. Adoro!

Sandra:
A combinação destes ingredientes todos ficou deliciosa;)

Turista:
Dados muito interessantes, que desconhecia. E que mimoso esse presente. Já os preparaste?

Luísa:
Eu também sou fã!

Sandra:
Espero que estes espargos façam sucesso em sua casa. E pode aproveitar para partilhar com o marido estas curiosidades alemãs ;)

Bombom:
Adoro espargos e não sabia dessa propriedade. Os legumes são de facto fantásticos para a saúde. Ainda bem que cá por casa são consensuais. Quer dizer, entre os adultos pelo menos!

Babette

Mar disse...

Esta forma de fazer espargos marcou definitivamente a minha reconciliação, depois dos enjoos reiterados durante a minha gravidez. Já percebi que também te converteste:)

Um beijo.

Mar

Bolo ao Cubo disse...

Espargos ! Que bonitos e com o ovo escalfado, que há-de combinar muito !
Só há bem pouco tempo a Mar me trouxe espargos, eu não sabia cozinhá-los, então ela fez aqui em casa para acompanhar o jantar. E gostei muito e já repeti, usando aquela fórmula fácil dela. Muitos beijinhos para o Porto, ah! e as travessas VA brancas e azuis, do post em cima, gostei muito !

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Gosto tanto de espargos e grelhados então são uma delicia. Habitualmente acompanho com uma colherzinha de maionese de laranja, que não é mais que uma maionese normalissima a que se junta raspa de laranja e umas gotinhas de sumo da mesma. Experimenta, tenho a certeza que vais adorar.
Bj
Manuela