segunda-feira, 8 de outubro de 2012

La Bella Italia

 


 Um país onde regresso sempre com vontade.... Cidades que são verdadeiros museus ao ar livre, paisagens encantadoras, paredes de tons ocres, pessoas afáveis. Uma gastronomia que nos recebe como em casa, com massas e molhos voluptuosos. Gelados à sobremesa porque ainda havia dias com calor. Foi assim mais esta vez. Apesar de serem sítios por onde andei pela primeira vez: Bolonha, Modena, Ravenna e Veneza. Dias com tempo para serem vividos.




De Bolonha, a recordação das arcadas sucessivas, uma praça com o nome de Neptuno, uma exposição sobre Souto Moura, mercados fabulosos, Universidade e bicicletas. Livrarias lindas e museus com pequenos jardins. Peixes nos lagos desses jardins.




Modena, que não tem só o vinagre balsâmico. Cidade pequena, com um centro muito pitoresco e ruelas características. 


Ravenna e as suas igrejas com mosaicos bizantinos. A memória muito forte de um túmulo de uma mulher, que repousa (dizem) sob um céu azul estrelado e inebriante. 

Fragmentos de uma viagem. Memórias por inteiro... 

9 comentários:

Graça disse...

Itália é um dos países que sonho visitar! As fotos estão muito bonitas.
É bom poder(re)visitar outros lugares!

Anónimo disse...

Por mais viagens que faça, nenhum local conseguiu arrebatar-me de forma tão intensa quanto Itália. Entendo perfeitamente o teu fascínio!
Um abraço de boa semana.
Guida

Mar disse...

Como diz o Vasco, a Itália volta-se sempre. Uma e outra vez. Assim mesmo. Destes lugares que deixas, só conheço Veneza. E é bom pensar que quando for a estes sítios, o meu olhar será filtrado pelas tuas evocações. Muito lindas, as fotografias. Deu para para ir a Itália um bocadinho:) Obrigada.

Um beijo de boa semana.

Mar

Anónimo disse...

Em Ravenna os mosaicos bizantinos são mesmo impressionantes. Adorei a cidade quando a visitei.

Em Bolonha, a cor de tijolo é mesmo predominante e impressionante. Recordo-me bem das arcadas que mencionas, bem como do esforço que tive (os meus acompanhantes abandonaram-me a meio) para concluir a Via San Luca e chegar ao Santuário della Madonna di San Luca.

Modena nunca visitei de perto, apesar de já ter passado nos arredores varias vezes. Quanto a Veneza, adoro sempre que lá regresso, mas sabe-me sempre a pouco.

Beijinhos e muito bem-vinda de volta

Regina disse...

Fez um ano, este mês de Outubro, que tive o privilégio de visitar pela primeira vez, esse país maravilhoso, que é Itália, Roma foi a cidade escolhida.Fotos muito bonitas...vontade de lá voltar!

Baci, ciao!

manuela teixeira disse...

Ah! La bella Italia.
E 'il mio paese di scelta.
Io amo tutte le città che abbiamo visitato e spero di visitare molti di più: bella, la storia incredibile. E il cibo, ... Pasta, pizza, lasagne, insalate, ... mangiare e piangere di più.
La bella Italia... La bella Italia...
Verona, Ravenna, Firenze, Pisa, Milano, Roma, Pompei ...

(http://saborescomtempo.blogspot.pt)

Vera Ferraz disse...

Que viagem fantástica! Maldita crise que me impede de viajar... um Viva às novas tecnologias que graças a isso não ficamos deprimidos. Obrigada pela partilha e pelo post tão bonito :))

joão - flavors and senses disse...

Como eu adoro esse País...

Babette disse...

Graça:
É tão lindo... Espero que possa um dia visitá-lo.

Guida:
Tinha de ser mais uma convergência ;)

Mar:
Penso que é assim... Itália é inesgotável. Muitas das fotos foram tiradas a pensar que ias vê-las ;)

Turista:
Não fizemos o percurso para San Luca, em Bolonha. Talvez para a próxima!

Regina:
Já deu para ficar o bichinho, não?

Manuela Teixeira:
Ciao! La Bella Italia... sempre!

Vera:
Tenho pena que a troika não te deixe ir já... ao menos que as fotos sejam partilhadas. e votos para que estas coisas todas passem rápido. Para podermos continuar a sonhar.

João:
Foste o meu guia em Bolonha, sabias? Jantei na Tratoria Dario, na La Montanara e fui comer os gelados da Saverio ;) Em breve haverá posts! obrigada