quarta-feira, 18 de maio de 2011

Risotto de Espigos


A minha mãe ofereceu-me uns espigos fresquinhos e biológicos. Mereciam ser enaltecidos e não me ocorreu nada melhor do que um risotto cremoso e delicado. Um pouco de salpicão deu ainda mais sabor a este prato que foi "principal". Mais um risotto que recria um sabor bem português. Comida de fusão, e que conforta!...

Ingredientes

1 copo pequeno de arroz para risotto (arbório ou carnaróli)
1 molho pequeno de espigos
2 rodelas grossas de salpicão partido em cubos
1 dente de alho
margarina (2 colheres de sobremesa)
azeite
flor de sal
caldo de galinha (1/2 litro)
1 gole de vinho branco
Queijo das Ilhas q.b.

Preparação

Num tacho largo, colocar o alho picado, um fio de azeite e uma colher de sobremesa de margarina. Quando aquecer juntar o salpicão partido em cubos pequenos, os espigos grosseiramente cortados e deixar cozinhar em lume brando por 10 minutos. Adicionar o arroz e mexer bem, até que este mude de cor (cerca de 2 minutos). Deitar um gole de vinho branco e deixar que evapore. Juntar, a pouco e pouco, o caldo de galinha, que deve estar quente, mexendo sempre o arroz até que este absorva o líquido. Repetir a operação até que o caldo acabe. No final deste processo o arroz deve estar cozido (mais ou menos 25 a 30 minutos). Depois de pronto, e já fora do lume, temperar com flor de sal, se necessário. Juntar queijo das Ilhas ralado a gosto e uma colher de sobremesa de margarina e envolver bem. Deixar tapado por uns minutos antes de servir.


Bom Apetite!

15 comentários:

Natacha Rodrigues disse...

Pois eu adorooooooo! Adoro, pena esses espigos serem tão carotes!! Está fantastico!

Mar disse...

Um risotto é mesmo a maneira ideal de enaltecer a frescura dos legumes. Uma fusão reconfortante. Uma metáfora, no fundo, este prato de gente simples. Sabias? Li algures que sim. E acho isso muito bonito, quase lírico.


Um beijo de bom dia. Parece que se adivinha sol, hoje.

Mar

Babette disse...

Mar:
A propósito do que lemos, ontem li um provérbio italiano muito engraçado que dizia qulquer coisa como "o arroz nasce da água e deve morrer em vinho", num elogio sincero ao seu famoso risotto. Curioso, não é?
Um beijo. E um bom dia.

Verdinha:
Também gosto muito de risotto. E fica bem com praticamente tudo. Concordo que dependendo do ingrediente que se utilize, se obtenha um risotto mais ou menos dipendioso. Mas de certeza sempre muito saboroso!

Babette

Anónimo disse...

Desculpa a minha ignorância, mas qual é a principal diferença entre um risotto e um arroz, além de serem originários os nomes respectivamente de Itália e Portugal?

Quanto a espigos não sei bem o que são, mas já conheces a minha relação com os legumes, que não é muito próxima.

Beijinhos

moranguita disse...

be mas que belo petisco, um petisco nao e uma refeiçao digna de ser aqui destacada.
esta saboroso tanto que ja estou com agua na boca
beijinhos

Babette disse...

Turista:

O tipo de arroz utilizado é diferente (dos nossos "arrozes" o que mais se aproxima mais em termos de textura e goma libertada é o carolino, com um bago mais curto mas gordinho) e o processo de o fazer também: frita-se o arroz, coloca-se vinho branco e deixa-se evaporar, e depois o caldo é adicionado aos poucos até cozer. Outra característica é que no final junta-se uma boa colher de margarina e queijo ralado (a não ser nos risottos com mariscos, que este passo é omitido), para ainda ficar mais cremoso e guloso.
Beijo
Babette

Beta Tiossi disse...

Muito bom, adoro risoto e este está com uma cara ótima! bjs

FrangocomPequi disse...

Que delícia! Ficou lindo e imagino gostoso!
Bjs, Lìvia

Filipa disse...

Eu adoro! Adoro risotto guloso...como este teu! Um beijinho

Gisela disse...

Gosto imenso de risotto, e com espigos deve ter ficado uma maravilha, é um legume que muito aprecio, mas raramente encontro à venda com alguma qualidade.
Um beijinho

Katia Bonfadini disse...

Que delícia! Eu adoro risoto e esse parece ter ficado simplesmente perfeito! O engraçado é que eu não ligo muito pro arroz puro, mas risoto é tudo de bom!!! Beijão!

Sérgio Gomes disse...

Espigos!!! Já não como há tanto tempo que já nem me lembrava que existiam. Faz-me lembrar a minha terra natal!
Esse risotto com o toque do salpicão deve ter ficado uma maravilha.

Beijos.

Cidália disse...

Bem, eu sou louca por risotto.. este teu pratinho ficou divino, uma delícia.
Beijinhos

bijagós disse...

portuguese fusion! very nice.
bye

Cristina Manso Preto disse...

Olá, Babette!
Também sou fã de risottos, mas confesso que com espigos nunca tinha feito. Verdadeiramente original (num risotto) e tão portuguesa a associação dos espigos com o salpicão. Fantástica ideia! Parabéns pela criatividade e pelo maravilhoso aspecto do prato!
Beijinhos e bom fim-de-semana,
Cristina