segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Jantar de Sábado com Amigos



Num destes sábados de Janeiro, convidei os meus amigos S. e JP. para jantar. A S. é a minha amiga da adolescência. A minha melhor amiga do tempo do colégio. Para além dos nossos afazeres escolares a S. era a minha amiga que dançava, enquanto que eu era a que tocava piano. Actividades que nos tornaram diferentes e, julgo eu, mais completas. Adoro a S. Não estamos juntas tantas vezes quanto gostaríamos, mas pensamos muito uma na outra. Acontece muitas e muitas vezes passar um dia inteiro a pensar na S. e no final do dia ela liga-me!... Coincidências. Ou não, se calhar são apenas ondas no espaço que se procuram. A S. é boa. É muito amiga. Com ela dou gargalhadas francas e sonoras. Foi um jantar excelente com estes amigos. Que ainda por cima traziam consigo uma boa-nova. Daquelas que nos deixaram a sorrir de alegria!... Boa! Parabéns!... Para a ementa deste jantar pensei que estes amigos gostam do diferente e do exótico. Um caril de legumes bailou-me no pensamento.... De entrada, umas chamuças e um queijo de cabra ladeado por molhinhos vários, incluindo o meu chutney de maçã e pimento, e pão Naan. De sobremesa, algo cítrico que fosse fresco e que combinasse visualmente com os tons do prato principal: uma Tarte de Limão Merengada. Foi um jantar perfeito!...



Chutney de Maçã com Pimentos
Caril de Legumes com Arroz Basmati
Tarte de Limão Merengada

16 comentários:

luarte disse...

Tenho a certeza que esses amigos adoraram o jantar que lhe ofereceste com tanto carinho e amor à mistura. Pela descrição dos pratos devia estar mesmo uma maravilha! A ementa ficou com um estilo muito exótico como tu pretendias.
Parabéns!
P.S. Se quiseres dá uma espreitadela no meu último post. Como falo da tua pessoa, acho que ias gostar de saber :P
Beijinhos e uma óptima semana.

Babette disse...

Luarte:
Já lá fui e adorei!... a referência a mim e sobretudo os pratos de couve rosa!!!!
Um beijinho e obrigada
Babette

SML disse...

Considero o seu blog um bocadinho meu, pelo facto de o adorar e da Babette ser tão generosa a partilhar tanta coisa boa, por isso atrevo-me a comentar.
É uma óptima idéia e admiro o facto de fazer os menus. Demonstra carinho, uma escolha cuidada dos pratos conforme os convidados, e o melhor de tudo é que podem ser guardados, para mais tarde recordar com carinho os bons momentos passados em redor da sua mesa, que está sempre deslumbrante.
Também partilho a paixão por uma certa loiça, mas tenho a sorte de ir às Caldas com alguma frequência. ;)
Obrigada pela partilha e me deixar com um sorriso nos lábios sempre que venho aqui. Como são boas as festas da Babette (tenho curiosidade em ver o filme, a propósito).
Sandra

Babette disse...

Sandra:
Obrigada pelas referências tão simpáticas à minha Festa. Que está sempre aberta a quem vier por bem!...
O Filme (e o livro) é irresistível! Mostra como o poder da cozinha pode quebrar amarras e trazer afectos...
Um beijo
Babette
Babette

Lusitana disse...

Babette, aqui nos tem mais uma vez aprisionados a uma ementa! Já se vislumbra como a mesa foi arranjada...isto porque se vê logo que a S. e o J.P. gostando do exótico, terão direito a uma decoração adequada! Adensa-se o suspense uma vez que desta vez a louça B.P. não se pode classificar de exótica... esperemos para ver!
E como gosto da maneira como fala e descreve as pessoas que estima! É assim mesmo: a amizade eleva o ser humano; conservar uma amiga de adolescência é querer-lhe bem, vivendo as suas alegrias e as suas tristezas como se fossem nossas. É rico quem tem uma amiga assim como a Babette: dedicada, fiel e atenta! Sabe que mais? Não há mais linda baixela para uma refeição como esta...
Beijinho

SML disse...

Gostei tanto de "África Minha", que há uns anos atrás procurei outros livros da autora, entre os quais "A festa de Babette". Lembro-me de ter gostado muito da sinopse que li na altura, algures na internet, mas como não o encontrei à venda, foi-me passando. Mas agora o desejo renovou-se. Acredito que o filme seja mais fácil de encontrar, nem que seja no videoclube.
A paixão pela culinária é relativamente recente(preparar os alimentos, já que comer sempre o foi), mas as relações humanas fascinam-me, ainda mais os afectos a que faz referência.
Quando conseguir ver dar-lhe-ei conta disso.
Sandra

Anónimo disse...

Olá Babette!!!

mais uma ementa que promete sem duvida, e que deve ter feito imenso sucesso entre os convidados.
Depois da decoração da mesa também eu ficarei a aguardar pelas receitas dos pratos... neste caso com uma componente mais vegetariana.

Beijinhos e óptima semana

Mar disse...

Gosto tanto das suas ementas. O registo poético das suas refeições. Com os dias bem marcados. E as circunstâncias que ficam na memória. Uma coisa simples, afinal: um pedaço de papel com os passos de um percurso que foi uma refeição. Um pedaço tangível que evoca o que existe de intangível numa refeição. O seu talento para agradecermos cada um dos dias que há para viver, nas páginas de parte da sua vida. Hoje registadas em forma de ementa. Depois em Tarte de Limão. E no que houver ainda para fazer. Para viver.
Sinto-me sempre grata. Por si. E por estas páginas. Obrigada.

Um beijo da Mar.

PS: Partilho com a sua amiga de sempre a paixão pela dança. Desde pequenina. Até hoje.

Sérgio Gomes disse...

Adorei a ementa! De facto acho que um dos melhores momentos da preparação de um jantar é a selecção de pratos, o pensamento cuidadoso no que combina bem, no que os convidados gostam ou não gostam... Eu estou neste momento nessa fase de planeamento para um jantar em breve, e é muito divertido!

Beijos.

Angela Escritora disse...

Buá!! eu não sei o que sejam chamuças.. Snif, snif..

Bichinha disse...

Vou ficar à espera de ver a mesa e esse bom gosto e a arte de bem receber.

Paulo Chagas disse...

felizes dos teus amigos!
foi uma jantarada memorável de certeza!
bjs

Andreia Marques disse...

Olá Babette!
A ementa fez-me colocar, desde já, a babette e aguardar, impaciente, o que se segue.
És uma querida que bem merece a afeição dos seus amigos. Minha também.
Beijinho da Andreia

Babette disse...

Lusitana, Turista ocasional, Andreia, Bichinha e Zpoluras:
Ainda bem que morderam o isco...amanhã vejam a mesa e nos dias seguintes as receitas! Foi um jantar memorável mesmo!

Angela:
Chamuças (ou samosas) são uns fritos indianos, com uma massa bem estaladiça e cujo recheio, de carne ou vegetariano, tem sempre caril. São muito saborosos e aromáticos!

Sérgio:
Preparar um jantar assim é quase como uma viagem. Os preparativos são tão ou mais importantes! Boa sorte para esse "itinerário" que se aproxima!

Mar:
Tinha um palpite que a sua dança era como a minha música... Vi ontem o Black Swan. Intenso e comovente. Como uma arte tão bela e delicada pode ser tão dura e cruel. Lembrei-me da S. e de si. Das pontas que parecem algodão mas que podem implicar tanto sofrimento... Quanto às ementas: mais uma forma de registar e gravar momentos (além de que são úteis para evitar repetir pratos às mesmas pessoas!...)

Babette

Babette

Filipa disse...

Olá Babette! Um jantar com direito a destino e cartão de embarque! E também embarcava nessa viagem...pois adoro caril! Fiquei contudo curiosa para ver a tarte de limão merengada...será que vai ser mais uma coincidência entre nós?? ( a minha mãe faz uma tarte deliciosa....suspeito que a rceita seja a mesma :) vou esperar .....um beijinho :)

Babette disse...

Olá Filipa!
Se a receita não for a mesma, depois quero a tua versão. Depois comparamos, ok?
beijinhos
Babette