quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Bolo Mousse de Chocolate



Quem me deu esta receita foi a minha amiga AB, que descobriu a sua veia culinária muito mais cedo do que eu e, do alto dos seus 10 - 12 anos, já a fazia regularmente para os lanches com a sua amiga C.. É uma receita deliciosa e que já não fazia há imenso tempo... de certeza por já não me lembrar de quão boa é!... Rematou de forma perfeita o jantar do "Brinde à Amizade"!...

Ingredientes

8 ovos
200 gr de chocolate culinário (usei com 70% de cacau)
130 gr de margarina sem sal
200 gr de açúcar
4 colheres de chá de farinha cheias
morangos e framboesas q.b.

Preparação

Untar com margarina e polvilhar com farinha uma forma sem buraco de 22 cm. Derreter o chocolate com a margarina em banho maria, envolvendo bem. Bater as gemas com o açúcar até que estas dobrem de volume. Juntar o creme de chocolate às gemas e bater muito bem. À parte, bater as claras em castelo firme e envolver, delicadamente, no preparado anterior. Dividir o creme em duas partes iguais. A uma delas, juntar a farinha peneirada, e levar ao forno, previamente aquecido, no 160ºC por 25 minutos. Levar o restante creme ao frigorífico. Desenformar o bolo. Na hora de o servir, cobrir o bolo com o creme de chocolate e enfeitar com morangos e framboesas.
Bom Apetite!

25 comentários:

Lusitana disse...

Não sei se é o mousse que derrama o bolo , se é o contrário! Em ambos os casos, que magnífica combinação...
Beijinho

De cozinha em cozinha disse...

Babette,
Que bolo fantástico! Uma verdadeira tentação de chcolate.
Beijinhos

myself disse...

BEM, fantástico!!!
Que apresentação! E o toque final das framboesas.... perfeito!

Anónimo disse...

Tantas receitas giras, parabens! Tb gostei da reportagem do lagar
Beijo, Ana Rita

Natacha Rodrigues disse...

hummm que delicia deve ser!!!!

Unknown disse...

Que vista magnifica...
Bjs

ameixa seca disse...

Uma bela ode à amizade :)

Laranjinha disse...

Babette,

este bolo é fantástico. Foi uma excelente forma de brindar! :)

Um beijinho

Gisela disse...

Babete que bolo maravilhoso,
Que bela escolha para um brinde tão bonito- à amizade
beijinho

Babette disse...

Olá Ana Rita!
Que bom ver-te por cá!...
Vai uma fatia?...
Babette

Piri - piri disse...

Babette,
Que delícia de sobremesa!

MARIE GOURMET disse...

Alô 'ma petite':

Tenho a certeza que ficou 'magnifique'!
'Au revoir'
M.Gourmet

Francesca disse...

Agora a seguir ao jantar, ía cá uma fatia ;)

gostaria de pedir às meninas que me ajudem a escolher um livro da Nigella
comentem please...

http://mefrancesca.blogspot.com/2010/11/wishlist-2.html

thanks :)

Xana Bértolo disse...

Bem, este bolo está uma tentação :)...
Delícia
beijinhos

São Ribeiro disse...

ESSE BOLO PARECE FEITO PARA MIM..ESTA MESMO AO MEU GOSTO... TENTADOR ... LINDO E SUPER GULOSO.
BJS

Quitutes da Juju disse...

Simplesmente perfeito, Babette! Aliás, adorei várias outras receitinhas. Voltarei mais vezes! bjs

http://quitutesdajuju.blogspot.com

Susana Matias disse...

Ai Babete das cabo de mim...

Só tens receitas maravilhosas e deliciosassssssssssssss

Adoro Adoro as tuas receitas, mesmo de coraçãooooooooooo

jinhos

ANDREIA disse...

Olá Babette:
Só agora cheguei a casa pois tive muito trabalho no escritório. Não pude deixar de visitar o teu blog e... Já uma vez te disse que sou tolinha por chocolate. Pois bem, fiquei maravilhada com este bolo e não vou resistir. Mal possa lá vou ter de o fazer. Parabéns, e obrigada pelas delícias que apresentas. Beijinho da,
A. Marques

Cantinho da Jana!!! disse...

Que tentação...
adorei a receita

bjim
Jana
http://janainamechi.blogspot.com/

Daniana Bittencourt disse...

Nossa... minha boca encheu-se d'água!
Que delícia!!! :D

Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

AB disse...

Oooohhh, eu não visitei o blog no dia da publicação de uma das minhas primeiras receitas (a par da pizza de banana :) Gostei do toque das framboesas e dos morangos. Muito Babette!

Babette disse...

AB:
O teu comentário vem sempre a tempo!...
E fica aqui "publicamente" o meu agradecimento por esta e tantas outras receitas partilhadas por ti!
Um beijo e bom fds
PS. Devo-te 1 €!... Pago-te 2ªfeira...

PrincesSu disse...

Hummm que optimo aspecto....

Tenho de experimentar essa receita, k maravilha!


Bjinhos
Su

moranguita disse...

babete uma sobremesa bem gulosa.
ai ja me babo a estas horas ainda por cima.
beijinhio

Deborah disse...

Oi Babette.
Ja estive por aqui antes, mas so agora resolvi dexixar um recadinho... Adoro o seu blog e to sempre por aqui!
Essa torta eh de dar agua boca. To doida para faze-la. Depois te conto como ficou!
Bjs,
Deborah.
http://temperinhos.blogspot.com/