segunda-feira, 8 de março de 2010

As Mulheres da minha Vida (gastronómica)


Hoje é o dia internacional da mulher. E como este é um blog pessoal e de culinária, sem qualquer outra pretensão, limito-me hoje a eleger as mulheres da minha família que são, gastronomicamente falando, as mulheres da minha vida…

Cronologicamente, a minha singela homenagem…

A Bisavó H. : não a conheci. Mãe de 5 filhos, de classe social elevada, tinha a paixão da boa cozinha. Herdei o seu livro (manuscrito) das receitas que preparava. Apesar de o dia-a-dia estar entregue às empregadas que a ajudavam, nas ocasiões especiais fazia questão de ser ela a preparar algumas iguarias. O seu livro de receitas é por isso dedicado à alta cozinha e ensina a fazer galantines , vários veloutés, empadas de caça, bacalhaus ricos, doces conventuais. Aparecem receitas francesas, austríacas, alemãs. Dela terá vindo o meu gene pela culinária e por um certo gosto pela culinária complicada!...

A Avó A.: a minha avó materna. Um tempero certo, uma mão cheia de receitas que fazia de forma sublime e que nunca mais ninguém as fez tão bem: o timbale de frango, o caril, os croquetes, as lulas estufadas, os bifes enrolados, as rabanadas, a aletria. Uma cozinha de tradição (transmontana de gema) com os temperos de outras culturas (Moçambique). Uma cozinha de coração e intuição.

A minha mãe: a razão na cozinha. Talvez pela sua profissão (e pela Maria de Lourdes Modesto!...), os pratos da culinária tradicional portuguesa foram revisitados e são por isso mais saudáveis, sem contudo perderem sabor. Não cede a excessos de gorduras, de açúcares ou de proteínas. Os seus pratos são certos, racionais e perfeitos. O que faz, faz muito bem.

A Tia L.: a tia pantagruélica. Fins-de-semana na sua casa são verdadeiros workshops culinários. É requintada, curiosa, mantém as tradições mas inova continuamente, gosta de agradar. Todos à sua volta suspiram na presença de qualquer uma das suas refeições. A sua cozinha é rica, científica, de bons ingredientes, nobre.

Ficam ainda estas duas fotos, trabalhos das mulheres deste e deste blogs, e que me surpreendem pela sua criatividade.

Um brinde a nós, mulheres, e um beijo a “eles”, que afinal de contas também são importantes…

PS. Um beijo especial aos meus pais que fazem hoje 35 anos de casados!...

20 comentários:

Turista Ocasional disse...

Adorei este teu post. Nunca é demais homenagear as pessoas importantes na nossa vida e partilhar com elas e com outras essa realidade.

Um brinde às mulheres não apenas hoje mas sempre.
Que não seja apenas este o dia das mulheres, e os restantes dos homens, mas que todos os dias sejam de ambos e sobretudo de uma melhor humanidade.

Beijinhos e óptima semana, gastronómica e não só.

Babette disse...

Obrigada Drica!...
Já é tradição que sejas tu a inaugurar, sempre com tanta simpatia, o post do 1º dia da semana. Uma óptima semana par ti também!
E obrigada pela "assiduidade"!...

Renata disse...

Um brinde à você, às mulheres citadas, com certeza maravilhosas...a mim, que também sou lutadora, à todas as mães, todas as filhas, avós, tias, amigas, companheiras, colegas ou desconhecidas!
Feliz dia da mulher!

Carolina Macedo disse...

Que bonito post! É uma boa homenagem às cozinheiras da tua família!!
Beijinhos*

Ana Maria disse...

Belissima homenagem e um belo post.

Obrigada pela visita que vou retribuir assiduamente.
Beijinhos

Marina disse...

Gostei muito da apresentação das mulheres da tua vida! lol Fico a aguardar a reprodução de algumas das receitas que herdaste...
Tenho pena de não ter tido mais tempo com a minha avó... grande mulher. Eu cá acho que já não se fazem mulheres como antigamente! As circunstâncias são outras, portanto...
Feliz Dia da Mulher!
A boneca é também muito engraçada!
Beijinhos.

Tuquinha disse...

gostei das tuas mulheres...
pena que eu já não tenha comigo a mulher mais importante da minha...por isso parabéns a todas vós....
beijos

lusitana disse...

Lusitana

Que linda homenagem...uma verdadeira "cozinha de fusão", onde os ingredientes são gerações e o respeito em preservar o que há de bom em todas elas: receitas e...afectos!
Viva a todas as mulheres do mundo!

P A I S disse...

Os teus progenitores adoram-te, como bem sabes.
E hoje, que completam as bodas de coral, bendizem este dia, início do sonho que foste tu, a tua irmã e os nossos meninos.
Obrigado pelo teu beijo de parabéns e pelos queques saborosíssimos que fizeste para nós.
Beijinhos dos pais.

Anónimo disse...

Fiquei Apaixonada por este teu post!
Lindo, Lindo, Lindo!
Feliz comemoração de Bodas de Coral pra essa Linda Familia!
Bjinhos
Ana Paula

RUTE disse...

Uau babette,

isso é que uma herança gastronomica incrivel.

Na minha familia também tenho excelentes cozinheiras mas limitam-se ao tradicional, e infelizmente (ou felizmente), já não cozinho carne nem peixe, dai que pouco me servem os ensinamentos da avó, da mãe ou da tia :(

Bom, mas galantines e veloutés uh lá lá! As minhas "mulheres" não fazem disso! Que sorte a tua!

Feliz dia da mulher para ti e para as mulheres da tua familia.
Gente encantadora!

Fa disse...

Cara Babette,
Adorei o seu post. Hoje infelizmente não tive possibilidade de fazer uma entrada dedicada ao dia da mulher, por isso associo-me à sua sua. Com um passado desses é natural que tenha gosto pela cozinha. A sua tia L. deve ser uma excelente cozinheira e certamente uma fiel seguidora da "Festa da Babette".
bjs

PINTOR disse...

Fantástico como em duas pinceladas, conseguiste traçar, tão bem, o perfil dessas Mulheres que homenageias.
Beijinhos do PINTOR

Marinex disse...

Gosto tanto de ouvir falar assim da familia... Parabens às cozinheiras da tua vida... beijinhossss

Isabel disse...

Olá Babette,
Que bela forma de evocar este dia homenageando tão exímias cozinheiras, que de geração em geração, cada uma com a sua maneira peculiar, os seus gostos pessoais, mas todas com a mesma paixão, transmitiram de geração em geração e no aconchego das suas cozinhas, excelentes e requintadas receitas, que hoje, felizmente e por grande sorte do destinho, tenho a felicidade de vir saborear nesta maravilhosa festa da Babette...outra exímia cozinheira...Mais uma exímia Mulher! Beijinhos para todas nós!

Curiosa disse...

Agora começo a compreender tanto jeito que tens para a culinária! Infelizmemte não conheci avós e a minha mãe, coitada, detesta cozinhar, mas és tu que me tens vindo a estimular. Parabéns aos teus pais. Nem sabia que havia bodas de coral. Estamos sempre a aprender. Bjinos
Curiosa.

Susana disse...

Post lindo de uma amiga linda com uma linda família! Beijos para todos!

Xana Bértolo disse...

Nós mulheres somos maravilhosas mesmo :)...
Feliz dia querida
1 beijo

Anónimo disse...

Querida, apetece-me apenas acrescentar ao teu post mais uma mulher a hommenagear...TU! Forte, decidida e perfeita em tudo o que fazes! Sorte a nossa! E obrigada por nos inspirares todos os dias!

Bjs

MMS

Anónimo disse...

Parabéns pelo post, és uma grande mulher!

CA